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“Vender mais em 2021”: como tornar isso uma realidade para seu negócio?

Vender sempre é uma palavra que choca profissionais de saúde, como se o termo fosse algo pejorativo, mas acredite não é. Em alguns outros negócios já percebi os donos com melindres e acabam designando alguém para essa função, quase que querendo se eximir da responsabilidade de vender.

Tudo na sua vida envolve vendas, desde um simples passeio com sua família até a efetivação da compra da sua casa dos sonhos.

Muitas vezes nos comportamos muito bem na condição de comprador e pessimamente quando somos a parte que vende, tanto na vida pessoal como em nossos negócios.

Vender é uma competência, algumas pessoas tem quase que um DOM para vender, mas com certeza existem formas de desenvolver e aperfeiçoar essa competência (em pouco tempo inclusive!)

2020 foi um ano desafiador, todos os negócios e pessoas tiveram que se adaptar de alguma forma. Foi um ano de grandes aprendizados para todos no nosso planeta.

A Pandemia da COVID-19, criou um mundo diferente. Não tivemos o “apocalipse zumbi”, mas com certeza tivemos que nos re-inventar, acredito que você passou por isso também.

Vender , vender , vender…

Use esse mantra todos os dias, ele deve guiar seu negócio, consultório, loja, salão, clínica de estética, de fisioterapia, escritório, empresa de serviços, neste momento de retomada.

Você e sua equipe, seu produto e seus processos devem ser focados em vender, pois sem venda não há lucro e sem lucro é impossível ter um negócio competitivo e que dure.

Crie um departamento de vendas, ou estabeleça uma pessoa de sua equipe que seja responsável pelo setor de vendas. Não confunda o responsável com quem vende efetivamente, entenda que TODOS devem vender, mas o responsável é quem deve coordenar as ações de vendas e mensurar resultados.

Seja ou torne-se maníaco por números, Percentuais, taxas de conversão, estabeleça metas diárias, semanais, mensais, trimestrais, semestrais e anuais, bonifique a equipe e invista em marketing (ATENÇÃO: Marketing não só em posts patrocinados no Instagram e Facebook)

Use os 3Ps para vender mais

Sua empresa, negócio, consultório, clínica, salão de beleza, estúdio de pilates, escritório de contabilidade ou qualquer outro tipo de negócio precisa ser estabelecido em cima de 3 Pilares:

  • Produto/serviço (inclui, embalagem, ambiente)
  • Pessoas (atendimento, treinamento)
  • Processos
  1. Tenha um Produto/serviço imbatível, incomparável, que resolva definitivamente o problema de seu cliente, que não deixe dúvidas na mente dele de quem ele ira procurar quando tiver necessidade neste setor que você atua. Seja ÚNICO na mente de seu cliente (LEIA ESSE ARTIGO).
  2. Invista em capacitação de seu pessoal, nenhuma empresa sobrevive com colaboradores que não são capacitados. Treinamentos em vendas, atendimento, acolhimento (humanização). Faça sua equipe se sentir privilegiada por trabalhar em sua empresa, valorize cada um de uma forma especial, agradeça, acolha, pegue pela mão, perceba mudanças inesperadas e tente ajudar como puder. Todo ser humano tem a necessidade (quase fisiológica) de se sentir importante, faça isso com cada um individualmente e os resultados virão mais cedo do que você imagina, refletidos nos números de seu negócio.
  3. Processos são o alicerce de qualquer empresa, ter manuais, normas, regras é o que faz empresas crescerem sem depender 100% de uma única pessoa (que detêm o conhecimento). Comece criando Processos nas áreas mais essenciais (vendas, financeiro e atendimento ao cliente), com o tempo e um pouco de insistência a empresa começa a andar sozinha seguindo os processos e ai ficará muito mais fácil para você como dono do negócio.

Redes sociais e vendas

Pare de focar 100% em entregar conteúdo gratuito nas redes sociais. Sim, é importante ter presença digital, mas isso deve ser feito da maneira correta.

Ficar postando aleatoriamente, literalmente atirando para todo lado literalmente, sinceramente você está jogando tempo fora e como você sabe “time is money”.

E se você está “entregando” muito conteúdo de graça por que algum guru do marketing digital te falou que você precisa fazer isso para atrair leads, etc etc.. Esquece.

Faça agora uma análise de seus conteúdos tanto em redes sociais (istagram, Facebook, Youtube) e mesmo em seu site. Analise cada um de seus artigos, cada uma de suas postagens, quantos clientes eles geraram nos últimos 12 meses, e quanto em valor financeiro isso gerou para seu negócio?

Muitas pessoas que fazem esse exercício acabam descobrindo que a maioria das pessoas que lhe acompanha so querem conteúdo, dicas, sacadas gratuitas e nunca vão comprar NADA de você ou se seu negócio, consultório, empresa…

Então responda:

Vale a pena investir seu tempo e mesmo seu dinheiro para atrair esse tipo de público alvo?

Concluindo

Vender mais não é uma opção é a ÚNICA OPÇÃO se você quer que seu negócio dure e prospere lhe trazendo bons frutos a médio prazo. Invista em vender mais e melhor todos os dias.

Forte abraço e um 2021 com muitas vendas para seu negócio

Prof. Marcos Rocha

Créditos da imagem: Tecnologia foto criado por master1305 – br.freepik.com