Como Coach tenho trabalhado com profissionais de diversas áreas, que atuam em setores como saúde, justiça e entretenimento.
A minha maior constatação nestes últimos anos é: 95% de nós seres humanos, incluo-me neste grupo seleto, são incompetentes para cumprir suas metas.
Bem se você está entre os 5% da raça humana que consegue parabéns, sua vida deve estar sendo bem mais tranquila.
Alguns clientes ou Coachees nos Processos de coaching que atuo, chegam com todo o gás para criar um monte de coisas e etc e tal. Ai faço uma simples pergunta que joga um balde de agua fria (com gelo em cubos) em suas mentes.
O diálogo se dá mais ou menos assim:
– Então quais são suas intenções com o Processo de Coaching?
– Olha quero fazer isso, isso e aquilo e se possível quero também concluir esse projeto etc etc…
– Puxa bem legal, parabéns. Mas de tudo isso que você me listou para fazer a partir de agora o que gostaria de ter feito, ou já planejou fazer e não fez no ano passado?
– …. (Silêncio).
E ai eu lhe pergunto como você responderia a essa pergunta?
Que grandes ou pequenos projetos esteve ou está deixando na gaveta e nem tenta por medo de falhar?
Não tentar é a maior falha. Se você não tentar sempre ficará com aquela sensação terrível que poderia ter conseguido, poderia até ter falhado, mas aprendido algo com seus erros..
O caminho do sucesso é tortuoso, já disse isso em um livro que escrevi sobre sucesso e nem sempre é um ponto onde chegamos e fincamos uma bandeira e acabou. Sucesso é feito de conquistas diárias e isso tem que ser lapidado como um diamante com cuidado e esmero.
Em um processo de coaching trabalhamos arduamente em levar o Coachee de um Ponto A (atual) a um Ponto B (pretendido) por meio de ferramentas cientificamente comprovadas. No meio deste caminho entram as metas que são pequenos “marcos” ou “pontos” que você conquista e devem ser efetivamente conhecidas e comemoradas quando são alcançadas, algo como as fases de um jogo. Quando você finaliza uma, passa para outra, mas tem que suar para ultrapassar cada fase, senão a o sabor da vitória é minimizado ou mesmo desvalorizado.
Quer uma receitinha básica para criar um Plano de Ação:
- Defina o que você deseja (foco)
- Defina uma data (com dia/mês/ano)
- O por que você quer (seja especifico)
- O que é necessário para atingir tal meta
- Quem poderia lhe ajudar
- Quais ferramentas (se necessário) deverão ser utilizadas
- O que isso mudará em sua vida (feche os olhos e se delicie com o resultado)
- O que será diferente após essa meta ser atingida? ( como será sua vida após a data estabelecida?)
Enfim, hoje quero deixar com você a reflexão sobre suas metas não realizadas e o quanto elas tem deixado sua vida vazia e improdutiva. Pense sobre isso , tome uma atitude de verdade e passe para a próxima fase do jogo (da vida).
Boa sorte
Marcos Rocha
Torcendo pelo seu sucesso efetivo.