Todo profissional de saúde ou dono de negócio no segmento de beleza e saúde deve ter noções de negociação e vendas, é uma competência que complementa sua atuação na parte técnica. Claro que atualmente é importante termos uma pessoa no negócio responsável pela venda, mas você como sócio ou dono deve desenvolver essas competências o mais breve possível.
Tenho trabalhado com médicos, dentistas, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, donos de clínicas de emagrecimento e estética que são profissionais extremamente capacitados tecnicamente ou tem equipes realmente de sucesso, porém seus faturamentos estagnaram em determinado ponto e não conseguem ultrapassar esse limite por mais que invistam em marketing, redes sociais etc., ou seja, não decolam por não ter noções mínimas de como VENDER TRATAMENTOS/ PROCEDIMENTOS pelo valor que eles realmente merecem ser vendidos e ai acabam entrando em guerra de preços. Veja que aqui me refiro a VALOR e não PREÇO.
O profissional/sócio que cai nesta armadilha de definir “totalmente” sua tabela pela concorrência ou oferecer descontos que beiram o absurdo para não perder o cliente/paciente nunca irá realmente conseguir ter um bom faturamento ou viverá em picos e vales em sua vida financeira.
Espero que essas dicas possam lhe ajudar a refletir sobre seu processo de negociação e vendas em seu negócio e lhe mostre seus acertos e eventuais falhas.
Quer acrescentar algo? Compartilhe aí nos comentários.
Forte abraço
Prof. Marcos Rocha
Quer Conhecer nossos serviços desenvolvidos especialmente pensando nas necessidades dos negócios do setor de saúde? Utilize o Formulário abaixo e agende uma conversa sem compromisso.