As vezes profissionais de saúde acabam esquecendo que além de técnicos tem também que ser um excelente vender.
Investimos bastante tempo em anamnese, exame clínico, plano de tratamento , explicações super detalhadas aos clientes o que é super importante mas acabam esquecemos da cereja do bolo, ou seja, a venda propriamente dita. Sim a verdade é que por muito tempo vender era considerado “feio” para muitos profissionais da área de saúde… Afinal lidamos com saúde, certo? Sendo bem direto: ERRADO. Com a concorrência acirrada nos dias de hoje é super importante Temos incorporar vendas em nosso “script” para não sermos engolidos pela vizinho do andar de cima.
Tenho trabalhado com meus clientes de coaching e consultoria exatamente em aspectos psicológico da venda e principalmente do fechamento em si, que é onde muitos profissionais de saúde acabam pecando.
Em dos meus clientes que se dizia “campeão de fechamentos” conseguimos melhorar seus em mais de 25% as aprovações dos planos de trabalhos, dando uma salto em sua receita de quase R$ 37 mil reais em apenas dois meses.
Por isso gostaria de compartilhar com você a sacada de hoje, leia e reflita com carinho sobre cada um dos tópicos e se tiver dúvidas entre em contato comigo ok? Será um prazer discutir sobre um assunto tão fascinante e da mesmo forma tão relegado ao segundo plano por colegas da área de saúde.
Na semana passada, a consultoria McKinsey publicou no seu site nos Estados Unidos dois artigos excelentes – um sobre Vendas e outro sobre Gestão da Mudança – que eu acho importante comentar.
No primeiro artigo, baseado no livro Sales Growth (ainda sem tradução no Brasil), os consultores Homayoun Hatami, Maria Valdivieso e Lareina Yee estudaram as estratégias comerciais das empresas que mais crescem seu faturamento. Cinco características fortes surgiram e aqui está a lista com meus comentários.
5 características que diferenciam empresas com crescimento acelerado de faturamento:
- Dedicação ao FUTURO: Empresas que vendem mais trabalham com cenários futuros e posicionam-se de maneira proativa, forte e estratégica para aproveitar oportunidades que ainda não existem, mas que acreditam que vão surgir mais à frente.
- Investimento em Marketing DIGITAL (WEB): As empresas que mais crescem têm uma parcela cada vez maior do seu faturamento vindo ou do e-commerce direto, ou de campanhas de prospecção (incluindo Marketing de Conteúdo ou Educativo) que criam prospects para serem contatados pela equipe comercial e que alimentam continuamente o funil de vendas.
- Uso correto do Sales Analytics (números!): Empresas de crescimento forte do faturamento são obsessivas em analisar dados de vendas e fazer ajustes contínuos para melhorar seus indicadores.
- Investimento em PESSOAS: Nossa grande paixão aqui na VendaMais! Processos corretos de recrutamento e seleção, treinamento forte e contínuo como prioridade (e não quando sobra tempo, orçamento ou a coisa fica preta), comunicação constante com a equipe focada em melhoria contínua e remuneração que estimula a meritocracia e as melhores práticas.
Artigos Recomendados :
Visão, planejamento e execução (LIDERANÇA!): Quando questionados sobre qual o principal fator decisivo no seu crescimento, os diretores de vendas dessas empresas disseram que foram três coisas.
- Uma nova Visão claramente articulada pelo principal líder da empresa.
- Uma estratégia acompanhada de um plano de ação que todos entendiam.
- Acompanhamento, comunicação e apoio permanente da liderança para seguir o plano de ação e atingir a Visão.
Bem espero que o texto tenha sido inspirador para você, mas tire a venda do “isso não é para mim“, “não sou vendedor, sou médico/dentista/psicólogo” “vender é feio“, ou algo similar…
Se você não sabe vender, tem duas alternativas:
- Aprender
- Contratar alguém para vender por você
Boas vendas…
Consultor de Marketing e Negócios
Executive & Business Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching
Certified Coach Anthony Robbins Education Institute – USA
Membro da Sociedade Brasileira de Coaching
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